Em fase de reformulação... Futura


Em fase de reformulação... Futura!






quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial – 21 de março






     Não poderia deixar de fazer esse registro já que a discriminação racial é algo que deve ser abolida, é inconcebível tal questão. As pessoas tem valor pelo que são e não pela cor da pele que tem, daraça pela  qual é classificada. Qual a sua raça? Compartilho com a idéia que só exista uma raça: A Raça Humana! Esse é um assunto tão vasto, amplo e abrangente que levaremos nossa jornada abordando-o e refletindo sobre tais questões.
     O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março em referência ao Massacre de Shaperville, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe (era uma das muitas leis que discriminavam os negros no regime de separação racial conhecido como apartheid. Esse regime que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990, privilegiava os brancos (minoria da população) e prejudicava os negros (maioria dos habitantes daquele país). E foi depois de muita luta que a situação começou a se reverter, promulgando uma nova Constituição.), que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.
     Registro de um fato verídico ocorrido em um vôo (da TAM ou da British Airways), como há controvérsias sobre o itinerário e companhia aérea, pra que nos atermos esse pequeno detalhe? O que importa de fato é a situação ocorrida e o desfecho da mesma. Segue abaixo:
"Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora?', pergunta uma comissária..
'Não está vendo?' - respondeu a senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'.
'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe.
Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: 'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um  lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé."

'O que me preocupa não é o grito dos maus.  É o silêncio dos bons..."  'Martin Luther King



DISCRIMINAÇÃO
Composição: Edcity

Branco é branco, negro é negro
Se respeite sujeito somos todos iguais
Rico é rico, pobre é pobre
Mas quando a gente morre vai pro mesmo lugar
Discriminação não, discriminação não
Somos todos irmãos, somos todos irmãos, (4x)
Somos todos irmãos, preconceito é burrice !
                          Do pó viemos, ao pó vamos voltar                          
A vida tá difícil mais temos que agüentar
É tanta injustiça e desunião
Então escute o que Jesus te disse irmão
Discriminação não, discriminação não
Somos todos irmão, somos todos irmão (4x)