Em fase de reformulação... Futura


Em fase de reformulação... Futura!






quarta-feira, 17 de março de 2010

08 de março: Dia Internacional da Mulher



Eu mulher...
(Autor desconhecido)

Eu...
Mulher...
Que ama, ensina,
que aprende e
ora se rende
Que cai,
chora...
Depois
levanta, sorri,
e luta,
e não se entrega,
à derrota,
à tirania,
à covardia,
à injustiça,
à discriminação...
tenho orgulho de ser MULHER!

E que todas nós tenhamos, SEMPRE!
Independente de qualquer coisa!

“Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!”
(Arnaldo Jabor)



* 08 de março: Dia Internacional da Mulher
     Diante dessa data tão importante em AC do dia 04/03/10, no NICC, foi exibido o curta de animação: Vida Maria, emocionando a todos os presentes; após algumas reflexões sobre a triste saga de boa parte do povo brasileiro, ainda que estejamos no séc. XXI resolvemos exibi-lo na semana seguinte para nossos alunos, visando levá-los a refletir sobre a importância da educação nas nossas vidas. Como uma escolha e/ou oportunidade pode mudar o destino das pessoas.
     O premiado curta de animação Vida Maria, de Márcio Ramos, foi exibido no data show, no dia 08/03/10, no inicio das nossas atividades na área do Núcleo para todos: alunos, responsáveis e funcionários presentes; e no decorrer da semana em classe pra todas as nossas turmas, seguida de reflexões orais (sobre sexo, o fato da extensa prole de Maria José) e onde após tantas reflexões partimos para a atividade escrita seguindo um roteiro.

* Roteiro cedido:



Reconto do curta “Vida Maria”

Você assistirá ao curta “Vida Maria”.
Enquanto assiste, observe alguns fatos importantes das cenas.
1. Quem era Maria José?
2. Onde Maria José morava e com quem?
3. O que Maria José fazia qdo sua mãe chegou?
4. O que a mãe de Maria José fez?
O tempo passou...
5. Como aconteceu a mudança de tempo para Maria José?
Ela casou e teve filhos? Sua vida melhorou ou não? Por quê?
6. A história de Maria se repetiu com outras mulheres da família?
Em sua opinião:
a) As mulheres, hoje, precisam viver como Maria José? Por quê?
b) Organize um pequeno texto contando a história de Maria José.
     Após a conclusão dessas atividades pude perceber com mais clareza a percepção e compreensão dos alunos sobre os temas abordados.

* Sinopse:
 VIDA MARIA- Animação Premiada, de Márcio Ramos (Ceará, animação, 35mm, Cor, 8 minutos, 2006) - CENSURA LIVRE Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
* Ficha Técnica:
Direção, Computação Gráfica, Roteiro, Edição e Vozes - Márcio Ramos / Produção - Joelma Santos / Produção Executiva - Isabela Veras (Trio Filmes) / Música "Vida Maria" - Hérlon Robson / Storyboard e Concepts - Michelangelo Almeida e Roberto Fernandez / Efeitos Sonoros - Danilo Carvalho / Mixagem de Som - Érico Paiva.

* Produção dos alunos:
“Pelo que eu entendi a trajetória do filme mostra o sertão do Ceará, Maria é uma mulher trabalhadeira que se esforça muito para conseguir o objetivo. A pesar de não ter estudado trabalha ajudando os pais, mas um dia conhece Antônio, namora e tem vários filhos com o esforço ela tenta criar como pode e com a força de Deus ela consegue viver.”

Renan Santos Almeida
Escola Anísio Teixeira , 6ª série

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,
nunca tem medo e nunca se arrepende."
(Leonardo da Vinci)





Visita ao Instituto Anísio Teixeira


Marilu Dantas e Nildson Veloso
essa dupla vive, ComuNICCandO!!!

     No dia 27/02, ao participar do Seminário Economia da Música (articulado pelo SEBRAE – BA e pela SECULT, representada, no primeiro dia, pelo Secretário Márcio Meirelles, o evento contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, FUNARTE e Ministério da Cultura), que teve como objetivo maior possibilitar um canal de comunicação entre os diversos segmentos da música, a fim de elaborar políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento e a profissionalização do setor musical no nosso estado. Tivemos a algumas apresentações nesse dia, entre eles a do palestrante Armando Castro ( integrante da UCE ) que falou a respeito da Organização da Produção Musical Soteropolitana e o Caso da Axé Music. O evento contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, FUNARTE e Ministério da Cultura.
    Nesse dia reencontrei Nildson Veloso e conheci alguns dos seus colegas da UCE (Unidade de Comunicação e Experimentação) e TV Anísio Teixeira. Como fui contemplada, por ele, em sorteio durante o curso Áfricas Contemporânea: Práticas e Saberes, com o dvd do programa-piloto Almanaque Viramundo, muito interessante e enriquecedor por sinal – claro que não poderia ser diferente -; elaborado e criado pela equipe da UCE, lançado nos dias 16 e 17 de novembro de 2009, no I Encontro Nacional Educação + Televisão programa.
    Convidada a conhecer de perto, no  dia 03/03/10,  o trabalho desses educadores, responsáveis, entre outras atribuições, por conferir à TV, em sua programação, o caráter estético-pedagógico. Fui recebida por nossa ex-colega da Escola Parque, Marilu Dantas, e pelos demais. Esse encontro foi válido e muito proveitoso, certamente gerará ótimos furtos,  mediante a conversa que tivemos teremos um saldo positivo muito em  breve.

      Agradeço a atenção dedicada por todos que me receberam tão bem, principalmente Nildson e Marilu.



"O ser verdadeiramente livre é aquele que consegue realizar os seus projetos"
                                                                                                                  Jean-Paul Sartre